Pesquisadores – GEDII

Pesquisadores

O GEDII é composto por docentes, estudantes e técnicos  da Universidade de Minas Gerais e  das Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia,  Universidade do Porto e Universidade do Minho, bem como por colaboradores de outras instituições interessados no binômio informação-imaginário.

 

Cláudio Paixão Anastácio de Paula

Doutor em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (2005), mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999), graduado em Psicologia (Habilitação em Psicologia Clínica) pela Fundação Mineira de Educação e Cultura (1994) e bacharelado e licenciatura em Psicologia pela Fundação Mineira de Educação e Cultura (1993). Professor Adjunto do Departamento de Teoria e Gestão da Informação (DTGI) da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).  Coordenador do GEDII  (Gabinete de Estudos da Informação e do Imaginário).

http://lattes.cnpq.br/8966520652185410

 

Eliane Pawlowski Oliveira Araújo

Pós-doutoranda em Ciência da Informação na Universidade Federal de Minas Gerais (2018-2019). Graduada em Administração, é Especialista em Gestão Estratégica da Informação (2010), Mestre (2013) e Doutora (2017) em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Coordenadora Adjunta do GEDII  (Gabinete de Estudos da Informação e do Imaginário). 

http://lattes.cnpq.br/2850117029902282

 

Armando Malheiro da Silva

Professor Catedrático do Departamento de Ciências da Comunicação e da Informação, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.  Doutor em História Contemporânea de Portugal pela Universidade do Minho, graduado em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e em Filosofia pela Faculdade de Filosofia de Braga da Universidade Católica Portuguesa. Tem pós-graduação em Biblioteconomia e Arquivologia pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

http://lattes.cnpq.br/3383819339962955

 

Alberto Filipe Araújo

Professor Catedrático da Universidade do Minho.  Doutor pela Universidade do Minho (1994) com experiência na área de Educação, ênfase em Filosofia da Educação.

http://lattes.cnpq.br/8435522451809066

 

 

Marco Heleno Barreto

Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1986), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1994), doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006), pós-doutorado em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (2011). Atualmente é professor titular da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em História da Filosofia, atuando principalmente nos seguintes campos: antropologia filosófica; filosofia da religião; filosofia medieval; filosofia da cultura. Dedica-se também ao estudo dos temas: imaginação, simbolismo, psicologia analítica, C.G.Jung.

http://lattes.cnpq.br/7633574140106270

 

 

Eliane Cristina de Freitas Rocha

Doutora em Ciência da Informação, Mestre em Comunicação Social, Graduada em Comunicação Social (Radialismo) e em Ciência da Computação. Atua nos campos de estudos de usuários e das mediações no campo da Ciência da Informação e áreas interdisciplinares (Arquivologia e Museologia).

http://lattes.cnpq.br/9700724855197079

 

Mônica Erichsen Nassif

Doutora e Mestre em Ciência da Informação e graduada em Biblioteconomia. Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Minas Gerais. Atua como docente e pesquisadora nas áreas de gestão estratégica da informação, decisão e inteligência competitiva, gestão da informação e do conhecimento. Estuda o compartilhamento da informação e do conhecimento. Além disso, estuda as relações entre necessidades, busca e uso de informação e conhecimento de decisores, na perspectiva da cognição situada e incorporada, sendo coordenadora do Grupo de Estudos cognitivos em Ciência da Informação.

http://lattes.cnpq.br/8156406349115643

 

Maria Leonor Amorim Antunes 

Graduação em Biblioteconomia (2013), mestrado em Ciência da Informação (2015), doutorado em curso em Ciência da Informação, todos pela UFMG. Interessa-se pelas interseções do conceito multidisciplinar de informação, especialmente as dimensões simbólicas e afetivas nas práticas de informação. Relacionam-se diretamente com a temática de estudo os campos: nativos digitais, comportamento informacional, mentalidade e subjetividade.

http://lattes.cnpq.br/2588612753832745

 

Carla Gomes  Pedrosa

Mestre no Programa de Pós-Graduação da Escola de Ciência da Informação da UFMG. Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais, com ênfase em jornalismo, e MBA em “Assessoria de Imprensa e Jornalismo Empresarial”; pela Universidade Estácio de Sá. É servidora efetiva do quadro funcional da UFMG, no cargo de jornalista. Atua como coordenadora da Divisão de Comunicação do Sistema de Biblioteca da UFMG. Trabalhou como editora-chefe na TV Inconfidentes e como assessora de comunicação do Sistema Mineiro de Inovação da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia. No Mestrado, investigou a presença da subjetividade na gestão de bibliotecas universitárias, por meio da abordagem clínica da informação.

http://lattes.cnpq.br/6494957603250875

 

Janicy Rocha

Mestre e Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).  Bacharel em Sistemas de Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Atualmente é Professora Adjunta na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – área: Informação e Tecnologia.

 

http://lattes.cnpq.br/6000538568017243

 

Ilemar Christina Lansoni Wey Berti

Graduada em Pedagogia,  é  Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2018), Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Estadual de Londrina, Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Filadélfia de Londrina e em Administração, Supervisão e Orientação Educacional pela Universidade Norte do Paraná. Tem experiência profissional em Didática na graduação, Coordenação pedagógica no Ensino Fundamental, Assessoria Pedagógica e Implantação de Material didático em diversas escolas do país. Tem interesse em estudos sobre práticas informacionais.

http://lattes.cnpq.br/5248079505422092

 

Tatiana Pereira Queiroz

Graduada em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001). Doutora (2019) e Mestre (2014) em Ciência da Informação pelo PPGCI/UFMG. Pós-graduada em nível de especialização pela Fundação Getúlio Vargas (2004) e pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009) na área de Administração. Ex-coordenadora do programa de egressos da UFMG e atualmente técnica no Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT) da UFMG.

http://lattes.cnpq.br/6911952988979726

 

Walisson da Costa Resende

Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (PPGCI/UFMG). Mestre em Ciência da Informação, com ênfase em Lei de Acesso à  Informação  (2014), Especialista em Gestão Estratégica da Informação com ênfase em análise de usabilidade de sistemas (2005) e  Bacharel em História, com ênfase em Henry Thoreau e desobediência civil (2004) pela mesma Universidade. Experiência profissional de aproximadamente 20 anos no mercado de Internet no Brasil, nas áreas de acesso, suporte técnico e infraestrutura. Atualmente trabalhando como servidor público da Universidade Federal de Minas Gerais, no Centro de Apoio à Tecnologia da Informação da ECI/UFMG.

http://lattes.cnpq.br/8213254892961026

 

Rosilene Moreira Coelho de Sá

Doutoranda e mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Graduada em Biblioteconomia pela mesma universidade.

http://lattes.cnpq.br/6972400299370639