Crença e ecossistemas de desinformação

O projeto Crença e ecossistemas de desinformação: o problema da informação na hipermodernidade e a busca de uma resposta transdisciplinar para um fenômeno interdisciplinar foi desenvolvido junto ao Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares da Universidade Federal de Minas Gerais (IEAT/UFMG). Iniciado em 2021, o projeto tem como objetivo desenvolver as bases bio-psico-histórico-sociais para uma nova abordagem do campo informacional com vistas ao combate da desinformação a partir da compreensão da ecologia mental que a sustenta.

Essa proposta é desenvolvida a partir da construção de uma ponte conceitual entre as concepções de schème (palavra que poderia ser traduzida em português como esquema mental) em Jean Piaget e Gilbert Durand, avaliando a adequação de sua incorporação a uma epistemologia crítica do campo e, consequentemente, à criação de uma abordagem integradora para as teorias que se dedicam ao entendimento do conceito de informação. A partir dessa elaboração, pretende-se caracterizar a ecologia mental da desinformação como sustentação da disseminação e da crença em informações falsas e associando-a à transposição da abordagem para modelos evolutivos de transferência de informações culturais proposta pela memética para o campo informacional.

Nesse sentido, o projeto propõe traçar um paralelo entre: 1) a utilização do termo schèma (em tradução aproximada para o português; esquema representado, diagrama) e da teoria da schematization pela Escola Esquematista da Ciência da Informação e 2) uma possível utilização do conceito schème e uma teoria da schemetization para sustentar a necessidade de construção de base para a redefinição do campo informacional. Argumenta-se que essa necessidade de redefinição é suscitada pelos problemas da condição hipermoderna e, a partir da abertura disciplinar que esse enfoque proporcionaria para diálogos teóricos entre correntes sociais, cognitivas, tecnológicas, políticas e econômicas envolvidas na discussão de problemas infocomunicacionais, se pretende definir um território informacional propositivo e voltado para a solução de questões prementes como a urgência da alfabetização midiática e de conscientização para a importância da comunicação online numa perspectiva crítica. O projeto prevê, como forma de materialização dos seus resultados em ações concretas, uma série de ações voltadas para a divulgação científica nos níveis da pesquisa, do ensino e da extensão tanto para tornar públicos os resultados da pesquisa tanto, quanto para a transformação dessas reflexões em ações práticas para o combate à desinformação.