Tutoria científico-acadêmica

O projeto de tutoria científico-acadêmica em pesquisas sobre o fenômeno infocomunicacional visa estimular os estudantes de graduação a desenvolverem atividades de pesquisa em campos diferenciados de investigação em Ciência da Informação.  Prevê a criação de oportunidades para alunos –  preferencialmente dos cursos de biblioteconomia, museologia e arquivologia –  serem inseridos nas atividades típicas da vida universitária que envolvem, além do ensino, a pesquisa e a extensão.

Neste sentido, o projeto insere os discentes nos projetos desenvolvidos pelos integrantes do GEDII, especificamente em investigações que permeiam o binômio informação-imaginário visando o aprimoramento de habilidades investigativas. A inserção nas pesquisas de mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos vinculados ao grupo contempla a designação de um tutor que se responsabilizará por exercer o papel de facilitador ao ingresso do aluno em atividades acadêmico-científicas e que oportunizará o contato do discente com a leitura interdisciplinar, o rigor metodológico, as discussões em equipe, a pesquisa empírica e o engajamento no fazer científico.

Espera-se que a inserção de discentes nas atividades desenvolvidas no GEDII possa contribuir para a formação dos alunos propiciando uma articulação entre a graduação e a pós-graduação, proporcionando o aprendizado de técnicas e métodos de pesquisa estimulando, assim, a formação de futuros pesquisadores, além da criação de outros vínculos identitários com a Universidade.

Bolsistas: https://gedii.eci.ufmg.br/bolsistas-de-iniciacao-cientifica/