APRESENTAÇÃO
A Ciência, como mencionado por Hilton Japiassú1, tem sido marcada, a partir do século XIX, por uma especialização exagerada das disciplinas, culminando numa fragmentação crescente do seu horizonte epistemológico. Nesse chamado “esmigalhamento do saber”, a perspectiva interdisciplinar tem se caracterizado como uma necessidade cada vez mais urgente, pois uma única disciplina tem se mostrado insuficiente para compreender um objeto tão complexo quanto o ser humano e suas relações sociais e informacionais.
Nesse contexto, a Ciência da Informação (CI), dentre as várias perspectivas e possibilidades de investigação que seu objeto possibilita, destaca-se pelo fato de que, analisar o papel da informação na sociedade contemporânea, envolve entender não apenas seus impactos econômicos, sociais, educacionais e culturais, mas também os novos sujeitos e objetos informacionais. Estas novas entidades, como definiu Gilda Braga no prefácio da obra Ciência da Informação, Ciências Sociais e Interdisciplinaridade2, compreendem mais mentefatos que artefatos, sejam virtuais ou reais, complexas ou caóticas, polidimensionais, poliprimáticas e poli-inquietantes, que refletem nos perenes novos rumos da Ciência da Informação e em suas novas perspectivas e fronteiras.
Considerando esse panorama, o I EICI foi idealizado com o intuito de se somar às iniciativas que buscam integrar as diversas perspectivas de investigação comportadas pela CI em um evento único. Fruto da parceria entre a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade de Aveiro (UA), Universidade Estadual de Goiás (UEG) e Universidade do Porto (UPorto), a primeira edição do EICI irá abordar temas relacionados à gestão da informação, leitura, comunicação e contexto digital.
Como uma atividade vinculada ao Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória (CITCEM/UPorto), o evento assume-se como uma iniciativa integrada num plano estratégico de internacionalização e colaboração internacional entre o Gabinete de Estudos da Informação e do Imaginário (GEDII/ECI/UFMG) da Universidade Federal de Minas Gerais, o grupo de pesquisa Informação, Comunicação e Cultura Digital, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, o CLCC (particularmente os grupos de investigação do Centro de Línguas, Literaturas e Culturas da Universidade de Aveiro – Línguas e Aprendizagens e Globalização e Identidades) e o grupo de pesquisa Letramentos, Cultura, Conectividade e Educação (LECCE/UEG) da Universidade Estadual de Goiás.
O EICI, de caráter itinerante, irá ocorrer alternadamente no Brasil e em Portugal, sendo a primeira edição sediada na UFMG (Brasil), a segunda na UA (Portugal), a terceira na UEG (Brasil), a quarta na UPorto (Portugal). De forma sucessiva, as edições seguintes irão adotar a mesma dinâmica.
O evento é parcialmente financiado por fundos nacionais de Portugal, através da FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia no âmbito do projeto UID/004188/Centro de Línguas, Literatura e Culturas, Universidade de Aveiro.
ORGANIZAÇÃO DA 1ª EDIÇÃO
Eliane Pawlowski de Oliveira Araújo – GEDII/ECI/UFMG e CITCEM/UPorto
Sónia Catarina Lopes Estrela – ESTGA/UA e CITCEM/UPorto
Anabela Simões – ESTGA/UA e CLLC/UA
Dina Baptista – ESTGA/UA e CLLC/UA
Carla Conti de Freitas – PPGE/UEG Inhumas e LECCE/UEG
Veja a programação da primeira edição no endereço I ENCONTRO INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO: Comunicação, Informação e Tecnologia – I EICI
1 JAPIASSU, Hilton. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976.
2 PINHEIRO, L. V. (Org.). Ciência da informação, ciências sociais e interdisciplinaridade. Brasília: Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, 1999.
