I Colóquio Informação e Imaginário – GEDII

I Colóquio Informação e Imaginário

O I Colóquio Informação e Imaginário buscou apresentar algumas das múltiplas chaves para compreender como a sociedade da informação é constantemente atravessada pelas ordens e desordens gestadas na “sociedade do imaginário”, uma sociedade “de baixo” – subjacente, porém, onipresente em todas as nossas interações com a informação – pela energia despertada pela ação dos símbolos e dos afetos.

Esta temática surgiu  pela percepção de que, em um mundo onde se está conectado 24 horas por dia e 7 dias por semana, é natural pensar que a soberania dos dados e das informações tenha relegado ao passado o mundo mágico e misterioso da imaginação humana. No entanto, como sabiam nossos ancestrais, este mundo ordinário (no duplo sentido de corriqueiro/cotidiano e de vulgar) só faria sentido se estivesse conectado a um outro, extraordinário. E é isso que, sem que nos demos conta, acontece.

Da força encontrada pelo imaginário popular para resistir a pressão da mídia opressora, às várias ferramentas para circunavegar este estranho e admirável mundo novo, vários aspectos foram discutidos em três dias de evento que teve a seguinte programação:

Dia 13 de agosto de 2018 – Pré-colóquio.  Frei Chico van der Poel – Autonomia popular, pluralidade e imaginário: a suposta contradição entre tradição oral e contemporaneidade.

Dia 16 de agosto de 2018.   Prof. Claudio Paixão (GEDII/ECI/UFMG) – Informação e Imaginário: perspectivas interdisciplinares em Ciência da Informação (abertura do Colóquio).

Profa. Heloisa Juncklaus (Unisul) – Cultura digital e a formação do imaginário social.

Profa. Eda Tassara (USP) – As Cartografias afetivas como acesso ao simbólico e as representações do mundo.

 

Dia 17 de agosto. 19h – Fala de abertura – Eliane Pawlowski (GEDII/ECI/UFMG).

19h10 – Prof. Marco Heleno Barreto (FAJE/GEDII) – Identidade cultural e leitura da realidade: a representação ambígua do negro no imaginário folclórico brasileiro.

20h10 – Profa. Danielle Perin Rocha Pitta (UFPe) – Dinâmicas do símbolo e o imaginário na construção de leituras do real.

O material de apoio e divulgação sobre o Colóquio podem ser vistos nos links abaixo:

Reportagem Portal UFMG – Colóquio discute relação entre o imaginário e a informaçãohttps://ufmg.br/comunicacao/noticias/influencia-do-inconsciente-e-imaginario-na-relacao-com-a-informacao-e-tema-de-coloquio-na-ufmg-1?fbclid=IwAR11cM4drOGoZVKs4xv4nz1SiuVdzN7IxLzwHrp3XqRSj1TV9LRJjPNTXlY

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os vídeos com as apresentações estão disponíveis na página do GEDII  no facebook InformacaoeImaginario e no canal  da CAC UFMG no youtube: https://www.youtube.com/watch?v=qUzEJDvCRt0 e https://www.youtube.com/watch?v=JQ1suZpKoQk