O GEDII é composto por docentes, estudantes e técnicos da Universidade de Minas Gerais e das Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, Universidade do Porto e Universidade do Minho, bem como por colaboradores de outras instituições interessados no binômio informação-imaginário.
Cláudio Paixão Anastácio de Paula
Doutor em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo, mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais, graduado em Psicologia (Habilitação em Psicologia Clínica) pela Fundação Mineira de Educação e Cultura e bacharelado e licenciatura em Psicologia pela Fundação Mineira de Educação e Cultura. Professor Adjunto do Departamento de Teoria e Gestão da Informação (DTGI) da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Coordenador do GEDII (Gabinete de Estudos da Informação e do Imaginário).
Eliane Pawlowski Oliveira Araújo
Graduada em Administração, é Especialista em Gestão Estratégica da Informação, Mestra e Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais, tendo realizado estágio pós-doutoral na mesma Universidade. Professora Residente do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT/UFMG). Investigadora Colaboradora do Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória (CITCEM), da Universidade do Porto, Portugal e membro da Red Iberoamericana de Investigación en Imaginarios y Representaciones (RIIR). Coordenadora Adjunta do GEDII (Gabinete de Estudos da Informação e do Imaginário).
Armando Malheiro da Silva
Professor Catedrático do Departamento de Ciências da Comunicação e da Informação, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Doutor em História Contemporânea de Portugal pela Universidade do Minho, graduado em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e em Filosofia pela Faculdade de Filosofia de Braga da Universidade Católica Portuguesa. Tem pós-graduação em Biblioteconomia e Arquivologia pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
Alberto Filipe Araújo
Professor Catedrático da Universidade do Minho. Doutor pela Universidade do Minho com experiência na área de Educação, ênfase em Filosofia da Educação
Marco Heleno Barreto
Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais, doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais, pós-doutorado em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia. Atualmente é professor titular da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em História da Filosofia, atuando principalmente nos seguintes campos: antropologia filosófica; filosofia da religião; filosofia medieval; filosofia da cultura. Dedica-se também ao estudo dos temas: imaginação, simbolismo, psicologia analítica, C.G.Jung.
Mônica Erichsen Nassif
Doutora e Mestre em Ciência da Informação e graduada em Biblioteconomia. Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Minas Gerais. Atua como docente e pesquisadora nas áreas de gestão estratégica da informação, decisão e inteligência competitiva, gestão da informação e do conhecimento. Estuda o compartilhamento da informação e do conhecimento. Além disso, estuda as relações entre necessidades, busca e uso de informação e conhecimento de decisores, na perspectiva da cognição situada e incorporada, sendo coordenadora do Grupo de Estudos cognitivos em Ciência da Informação.
Janicy Rocha
Mestre e Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Bacharel em Sistemas de Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Atualmente é Professora Adjunta na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – área: Informação e Tecnologia.
Tatiana Pereira Queiroz
Graduada em História pela Universidade Federal de Minas Gerais. Doutora e Mestre em Ciência da Informação pelo PPGCI/UFMG. Pós-graduada em nível de especialização pela Fundação Getúlio Vargas e pela Universidade Federal de Minas Gerais na área de Administração. Ex-coordenadora do programa de egressos da UFMG e atualmente técnica no Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT) da UFMG.
Ilemar Christina Lansoni Wey Berti
Graduada em Pedagogia, é Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais, Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Estadual de Londrina, Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Filadélfia de Londrina e em Administração, Supervisão e Orientação Educacional pela Universidade Norte do Paraná. Tem experiência profissional em Didática na graduação, Coordenação pedagógica no Ensino Fundamental, Assessoria Pedagógica e Implantação de Material didático em diversas escolas do país. Tem interesse em estudos sobre práticas informacionais.
Jose Ricardo da Silva Neto
Graduado em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e mestrando em Ciência da Informação no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI), na linha Usuários, gestão do conhecimento e práticas informacionais. Desenvolve pesquisas sobre as dinâmicas infocomunicacionais dos jogos digitais e a relação entre a experiência e o imaginário dos jogadores. Tem interesses em tópicos de comunicação, cibercultura, entretenimento e narratologia.
Maria Leonor Amorim Antunes
Graduação em Biblioteconomia, mestrado em Ciência da Informação, doutorado em Ciência da Informação, todos pela UFMG. Interessa-se pelas interseções do conceito multidisciplinar de informação, especialmente as dimensões simbólicas e afetivas nas práticas de informação. Relacionam-se diretamente com a temática de estudo os campos: nativos digitais, comportamento informacional, mentalidade e subjetividade.
Daniel da Silva Guimarães Cândido
Mestrando em Ciência da Informação no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI), na linha Usuários, gestão do conhecimento e práticas informacionais. Bacharel em Psicologia pela PUC-MG, pós-graduado em História da Arte Contemporânea pela PUC-MG, pós-graduado em Saúde Mental: política, clínica e práxis pela PUC-MG, aluno do Instituto C. G. Jung de Minas Gerais. Atua na área clinica desde o ano de 2014, com psicoterapia. Possui experiência em planejamento e execução de palestras, rodas de conversa, oficinas e seminários. Atua ainda, com oficinas socioeducativas, articulando psicologia e arte como instrumento de construção do conhecimento e desenvolvimento da subjetividade.