Pesquisadores

O GEDII é composto por docentes, estudantes e técnicos  da Universidade de Minas Gerais e  das Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia,  Universidade do Porto e Universidade do Minho, bem como por colaboradores de outras instituições interessados no binômio informação-imaginário.

 

Cláudio Paixão Anastácio de Paula

Doutor em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo, mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais, graduado em Psicologia (Habilitação em Psicologia Clínica) pela Fundação Mineira de Educação e Cultura e bacharelado e licenciatura em Psicologia pela Fundação Mineira de Educação e Cultura. Professor Adjunto do Departamento de Teoria e Gestão da Informação (DTGI) da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).  Coordenador do GEDII  (Gabinete de Estudos da Informação e do Imaginário).

http://lattes.cnpq.br/8966520652185410

Eliane Pawlowski Oliveira Araújo

Graduada em Administração, é Especialista em Gestão Estratégica da Informação, Mestra e Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais, tendo realizado estágio pós-doutoral na mesma Universidade. Professora Residente do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT/UFMG). Investigadora Colaboradora do Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória (CITCEM), da Universidade do Porto, Portugal e membro da Red Iberoamericana de Investigación en Imaginarios y Representaciones (RIIR). Coordenadora Adjunta do GEDII  (Gabinete de Estudos da Informação e do Imaginário).

http://lattes.cnpq.br/2850117029902282

Armando Malheiro da Silva

Professor Catedrático do Departamento de Ciências da Comunicação e da Informação, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.  Doutor em História Contemporânea de Portugal pela Universidade do Minho, graduado em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e em Filosofia pela Faculdade de Filosofia de Braga da Universidade Católica Portuguesa. Tem pós-graduação em Biblioteconomia e Arquivologia pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

http://lattes.cnpq.br/3383819339962955

Alberto Filipe Araújo

Professor Catedrático da Universidade do Minho.  Doutor pela Universidade do Minho com experiência na área de Educação, ênfase em Filosofia da Educação

http://lattes.cnpq.br/8435522451809066

Marco Heleno Barreto

Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais, doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais, pós-doutorado em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia. Atualmente é professor titular da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em História da Filosofia, atuando principalmente nos seguintes campos: antropologia filosófica; filosofia da religião; filosofia medieval; filosofia da cultura. Dedica-se também ao estudo dos temas: imaginação, simbolismo, psicologia analítica, C.G.Jung.

http://lattes.cnpq.br/7633574140106270

Mônica Erichsen Nassif

Doutora e Mestre em Ciência da Informação e graduada em Biblioteconomia. Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Minas Gerais. Atua como docente e pesquisadora nas áreas de gestão estratégica da informação, decisão e inteligência competitiva, gestão da informação e do conhecimento. Estuda o compartilhamento da informação e do conhecimento. Além disso, estuda as relações entre necessidades, busca e uso de informação e conhecimento de decisores, na perspectiva da cognição situada e incorporada, sendo coordenadora do Grupo de Estudos cognitivos em Ciência da Informação.

http://lattes.cnpq.br/8156406349115643

Janicy Rocha

Mestre e Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).  Bacharel em Sistemas de Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Atualmente é Professora Adjunta na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – área: Informação e Tecnologia.

http://lattes.cnpq.br/6000538568017243

Tatiana Pereira Queiroz

Graduada em História pela Universidade Federal de Minas Gerais. Doutora e Mestre em Ciência da Informação pelo PPGCI/UFMG. Pós-graduada em nível de especialização pela Fundação Getúlio Vargas e pela Universidade Federal de Minas Gerais na área de Administração. Ex-coordenadora do programa de egressos da UFMG e atualmente técnica no Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT) da UFMG.

http://lattes.cnpq.br/6911952988979726

Ilemar Christina Lansoni Wey Berti

Graduada em Pedagogia,  é  Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais, Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Estadual de Londrina, Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Filadélfia de Londrina e em Administração, Supervisão e Orientação Educacional pela Universidade Norte do Paraná. Tem experiência profissional em Didática na graduação, Coordenação pedagógica no Ensino Fundamental, Assessoria Pedagógica e Implantação de Material didático em diversas escolas do país. Tem interesse em estudos sobre práticas informacionais.

http://lattes.cnpq.br/5248079505422092

Jose Ricardo da Silva Neto

Graduado em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e mestrando em Ciência da Informação no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI), na linha Usuários, gestão do conhecimento e práticas informacionais. Desenvolve pesquisas sobre as dinâmicas infocomunicacionais dos jogos digitais e a relação entre a experiência e o imaginário dos jogadores. Tem interesses em tópicos de comunicação, cibercultura, entretenimento e narratologia.

Maria Leonor Amorim Antunes

Graduação em Biblioteconomia, mestrado em Ciência da Informação, doutorado em Ciência da Informação, todos pela UFMG. Interessa-se pelas interseções do conceito multidisciplinar de informação, especialmente as dimensões simbólicas e afetivas nas práticas de informação. Relacionam-se diretamente com a temática de estudo os campos: nativos digitais, comportamento informacional, mentalidade e subjetividade.

http://lattes.cnpq.br/2588612753832745

Daniel da Silva Guimarães Cândido

Mestrando em Ciência da Informação no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI), na linha Usuários, gestão do conhecimento e práticas informacionais. Bacharel em Psicologia pela PUC-MG, pós-graduado em História da Arte Contemporânea pela PUC-MG, pós-graduado em Saúde Mental: política, clínica e práxis pela PUC-MG, aluno do Instituto C. G. Jung de Minas Gerais. Atua na área clinica desde o ano de 2014, com psicoterapia. Possui experiência em planejamento e execução de palestras, rodas de conversa, oficinas e seminários. Atua ainda, com oficinas socioeducativas, articulando psicologia e arte como instrumento de construção do conhecimento e desenvolvimento da subjetividade.

http://lattes.cnpq.br/2336482389698959